Poucos clientes, baixo engajamento nas redes sociais e dificuldades de vender online? Isso é familiar para você? Se você continuou lendo esse artigo, imagino que sim. Esse cenário desanimador pode oferecer uma oportunidade para repensar como está sua presença digital e como ela é essencial para dar uma guinada na sua empresa.
O marketing digital, em poucas palavras, é um conjunto de estratégias que mapeiam onde estão os seus clientes, como eles se comportam, o que eles compram e como eles podem passar a comprar de você.. Tudo isso para te ajudar a construir seu BRANDING, isso é, a identidade da sua marca.
Por onde começo a falar com meu público?
Tudo começa com um planejamento estratégico de qualidade, onde mapeamos todos os públicos de interesse da sua marca, até ser possível montar sua BUYER PERSONA ou seja, o perfil ideal do seu público. Já pensou em como se comportam seus clientes, do que eles gostam, o que eles consomem? Com base no planejamento estratégico, sua marca terá um norte e uma visão mais clara de onde está posicionada e qual os novos desafios que você deve encarar para alcançar seus objetivos.
Pense comigo: é mais fácil você conseguir encontrar um produto no supermercado pelas placas de categoria nos corredores ou procurando prateleira por prateleira? No mundo digital acontece da mesma forma. Após um mapeamento e categorização do seu público, será totalmente possível identificar quais canais de comunicação são mais fáceis e eficientes para que seus clientes cheguem a sua marca de maneira mais rápida, qualificada e regular. Facebook, Instagram, LinkedIn, blogs de notícias, Site Institucional, Email marketing, YouTube, entre outros canais que serão seus aliados para dialogar com seu público-alvo.
Colocando sua empresa no radar do Google
Depois de descobrir quais são os canais que fazem parte do cotidiano do seu consumidor, é hora de entender quais os melhores conteúdos que despertarão o interesse dele com ajuda do inbound marketing ou marketing de conteúdo. Hoje, se você digitar alguma pesquisa no Google aparece uma infinidade de links para você clicar, certo?! Por isso, usar os termos corretos nos conteúdos divulgados pela sua empresa, as palavras-chave, é tão importante para que seu posicionamento melhore de forma orgânica, isto é, sem que você precise investir dinheiro, apenas usando conteúdo relevante e um bom uso de palavras-chave.
Isso se chama Search Engine Optimization ou SEO, que combinado ao Search Engine Marketing (SEM) colocam o seu site no topo dos resultados do Google.

A principal diferença entre SEO e SEM é que enquanto o SEO garante que sua posição aumente sem que você precise fazer investimentos financeiros o SEM ajuda a melhorar a sua posição possibilitando que você compre o espaço no Google por meio do patrocínio de palavras-chave.

O casamento entre as duas técnicas pode colocar o seu site na primeira página do Google. Uma boa estratégia de palavras-chave vai além de atrair o público. Ela vai transformar você em uma autoridade no assunto, elevando sua marca ao patamar de marcas nacionais e internacionais.

Por meio de uma boa estratégia de marketing seu conteúdo será distribuído de forma orgânica e paga, seja por anúncios patrocinados nas redes sociais, no Google, entre outros. A automação de marketing começa a funcionar para que em vez de falar com 10, 20 ou 50 pessoas em um dia, você possa falar com 500, 1000 ou um milhão de pessoas que procuram exatamente o seu serviço – os leads qualificados – isso é, pessoas interessadas no que sua empresa oferece.
Você pode estar pensando, ok, eu entendi que consigo mapear e dialogar com meu público, mas como transformar esse público em cliente? A tecnologia mais uma vez ajuda neste processo, por meio da automação da jornada do cliente, onde é possível acompanhar o lead até quando ele não está mais na sua página. Uma vez que ele tenha visto e interagindo com sua página ou redes sociais nós iremos traçar uma campanha de REMARKETING onde esse lead vai receber mais informações qualificadas, então além de conhecer sua empresa, ele vai lembrar dela nos momentos mais importantes.
Por meio do marketing digital, você conseguirá dar os passos importantes ser influente no seu público-alvo, conquistar credibilidade e confiança, gerando assim uma clientela fiel e recorrente.
Nós na Cubo de Ideia somos especialistas em marketing e marketing digital faz parte das nossas áreas de expertise. Como parceiros da RD Station somos uma agência focada em marketing de conteúdo com resultados reais.
Quer saber mais benefícios do marketing digital para o seu negócio? Clique aqui e confira o nosso site! https://cubodeideias.com/