É inegável a importância do uso de antibióticos e antiparasitários na moderna produção de carne e leite, principalmente para o tratamento e controle de doenças que podem trazer prejuízos econômicos significativos, além de afetar o bem-estar e a produtividade dos animais.

Porém, é de fundamental importância garantir que os alimentos de origem animal tenham a devida segurança ao consumo humano. No caso do leite, o grande desafio está na quantidade de resíduos presentes no leite de vacas tratadas com medicamentos de uso veterinário em seu período de lactação. Essa quantidade deve ser inferior aos valores de LMR (Limite Máximo de Resíduo) estabelecidos nacional e/ou internacionalmente para os princípios ativos encontrados nos diversos produtos utilizados.

Devido à importância sanitária e econômica, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), através do Codex Alimentarius, estabelecem limites máximos de resíduos (LMR) para os antibióticos, antiparasitários e outros produtos contidos nos alimentos.

Diante disso, o Clarion Saúde Animal pesquisa e desenvolve produtos com alto controle de qualidade, para que possam atender as necessidades dos pecuaristas e produtores de leite com responsabilidade social e um alto índice de performance no campo.

Para a pecuária leiteira apresentamos o Programa Descarte Zero, o qual desenvolvemos para promover a saúde e bem-estar do rebanho, visando a evolução da produtividade. Nesse programa oferecemos soluções para todas as categorias de rebanho, como bezerros (as), novilhas, vacas secas, touros e principalmente vacas em lactação, com especial benefício do descarte zero do leite.

Veja no quadro abaixo as soluções em antibióticos e antiparasitários do Programa Descarte Zero.