No ringue online, temos de um lado o jovem TikTok, e de outro o mais experiente Instagram, na luta para oferecer a melhor plataforma para vídeos rápidos na internet e conquistar mais usuários.

O Stories hoje é praticamente uma cópia do antigo rival, o Snapchat. Hoje o principal concorrente é o TikTok, que inclusive já ultrapassou os usuários do Snapchat no seu auge.

Segue abaixo alguns embates recentes que podem gerar mudanças significativas nos aplicativos:

Round 1 – Instagram deixa de promover Reels com logotipo do TikTok

O Instagram, por meio de uma publicação oficial no @creators, anunciou que não irá mais permitir vídeos dos Reels ‘reciclados’ de outros apps, e justificou que esse tipo de compartilhamento gera uma experiência “menos satisfatória” quando os conteúdos vêm de outros aplicativos, são de má qualidade ou possuem logos e marcas d’água.

O TikTok sem dúvidas é um dos principais motivos para essa decisão, uma vez que usuários compartilham diariamente conteúdos produzidos pelo app no Instagram. Com isso, o porta-voz da rede social Devi Narasimhan confirmou ao site The Verge, que o algoritmo de recomendação do Instagram vai dar menos ênfase a esses conteúdos, sem citar o concorrente.

Round 2 – Instagram pretende mudar navegação atual para rolagem na vertical

Antes o Snapchat, agora quem está tirando a paz do Instagram é o TikTok. O aplicativo que teve um boom nos últimos meses, agora será usado como referência para um novo modelo de navegação no Instagram, que pretende lançar em breve uma visualização vertical no Stories.

Ou seja, a rolagem que hoje é feita para esquerda ou direita, passaria a ser feita de modo vertical, como acontece no TikTok. A ideia é que o Stories fosse integrado com o Reels. O head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o plano para 2021 é tornar o aplicativo mais simples. Ao The Verge, ele afirmou sem dar detalhes que, embora a decisão possa deixar alguns usuários nervosos, o aplicativo deverá ter mudanças para ficar mais limpo.

Fonte: https://www.terra.com.br/ e https://www.techtudo.com.br/