Com mais de 104 milhões de downloads, TikTok lidera ranking dos aplicativos mais baixados em todo o mundo e supera WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger

O TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo durante o mês de janeiro, conforme aponta levantamento da consultoria Sensor Tower divulgado na primeira semana de fevereiro. Somados os resultados da Google Play Store e da App Store, a rede social de vídeos curtos obteve 104,7 milhões de instalações, número que representa um salto de 46% em relação a janeiro de 2019. O Brasil aparece em segundo lugar na lista de países que mais baixaram o TikTok no período, com 10,4% do total de downloads. O país fica atrás apenas da Índia, que contabilizou 34,4%.

O aplicativo chinês é o único entre os cinco mais populares nas lojas de apps para Android e iPhone (iOS) que não pertence ao Facebook. O WhatsApp aparece no segundo lugar do ranking, perdendo o posto de liderança que ocupava desde setembro de 2019. O mensageiro foi baixado 90,6 milhões de vezes, e o Brasil foi responsável por 9,4% dessas instalações. O Facebook, app mais baixado da década 2010-2019, aparece na terceira posição, seguido por Instagram e Messenger.

Além da liderança nos resultados gerais, o TikTok também figura no primeiro lugar das listas de apps mais baixados da App Store e da Google Play Store. O ranking se completa com nomes já consagrados entre os brasileiros, como a ferramenta de edição de vídeos Likee, a rede social Snapchat e o app de vídeos YouTube.

Nas listas individuais, porém, chamam a atenção dois títulos menos conhecidos. É o caso do Kuaishou, aplicativo de vídeos chinês que aparece em décimo lugar no ranking da App Store, e do UC Browser. O navegador também ocupa a décima posição, mas na lista dos apps mais baixados por usuários da Google Play Store.

Vale ressaltar que a classificação da Sensor Tower considera apenas o número de instalações únicas e não contabiliza jogos ou apps pré-instalados do Google em celulares Android. Confira, a seguir, a lista completa dos aplicativos mais baixados globalmente em janeiro de 2020.

Ranking geral

  1. TikTok
  2. WhatsApp
  3. Facebook
  4. Instagram
  5. Messenger
  6. Likee
  7. SHAREit
  8. TikTok Wall Picture
  9. Snapchat
  10. YouTube

App Store

  1. TikTok
  2. YouTube
  3. Instagram
  4. WhatsApp
  5. Facebook
  6. Messenger
  7. Netflix
  8. Google Maps
  9. Gmail
  10. Kuaishou

Google Play Store

  1. TikTok
  2. WhatsApp
  3. Facebook
  4. Instagram
  5. Messenger
  6. Likee
  7. SHAREit
  8. TikTok Wall Picture
  9. Snapchat
  10. UC Browser

Fonte: Tech Tudo