Você já imaginou sua empresa como uma referência de autoridade em seu nicho de atuação? Sua marca sendo compartilhada milhares de vezes na web? O expert em marketing na era digital, Seth Godin, diz em uma de suas principais obras (Isso é Marketing), que o marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção. E como elemento-chave neste processo está o marketing de conteúdo. 

Segundo a União Internacional de Telecomunicações, em 2020, 51% da população mundial já é usuário da internet, o que corresponde a 3,9 bilhões de usuários. Atualmente, no Brasil, 70% já está conectada. Em um cenário como este, para destacar a sua empresa em meio a bilhões de websites e alavancar suas vendas, o caminho é a construção de conteúdos ricos e estrategicamente pensados sobre o seu nicho de atuação. 

Surpreenda e antecipe-se 

Ou seja, para chamar atenção no meio de tantas outras que já estão com sua identidade e público muitas vezes fidelizado é necessário ir além da publicidade da sua marca, ir além do óbvio e começar a priorizar a produção de conteúdos relevantes para que as pessoas conheçam a sua empresa e se encantem antes mesmo de você oferecer um produto ou serviço específico.

Muitas vezes o marketing de conteúdo é confundido com outras estratégias. Alguns pensam que é assessoria de imprensa – estratégia que fala sobre a sua empresa e não é focado no seu público – além disso, outros ainda pensam que é somente fazer um blog.  Entretanto, é possível produzir conteúdo para vários outros canais. E de várias outras maneiras além de posts.  Confira aqui o que o marketing digital pode fazer pela sua empresa?

 

Uma estratégia dentro de uma estratégia: SEO

Você conseguiu identificar as características, interesses, problemas da sua buyer persona, isto é, seu público-alvo, e agora chegou a hora de montar sua estratégia de conteúdos persuasivos para atender as necessidades dele, e que são próprios do seu nicho de mercado. Para isso acontecer chegou a hora de usar uma tática fundamental: encontrar as palavras-chave que seu público mais pesquisa nos campos de busca.

Quando o usuário escreve uma palavra ou frase em um buscador, por exemplo, ele visualiza uma página de resultados com links de sites que possuem conteúdo relevante ao termo digitado. Portanto, a escolha correta é imprescindível para posicionar o site entre os primeiros resultados dos buscadores.

O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização de Sites (em português) é a utilização de técnicas empregadas na programação da página e atualização de conteúdo para melhorar o posicionamento no ranking de resultados de busca

Você pode se aprofundar e entender mais sobre SEO com a Resultados Digitais, parceira da Cubo de Ideias.

Ao desenvolver o texto, escolha o tema e use o banco de palavras-chave para complementar o texto com riqueza semântica. Dessa forma, quanto mais rico for o texto e o uso de palavras-chave, melhor vai ser nosso resultado de SEO e assim sua empresa poderá crescer exponencialmente. Afinal, clientes confiantes e fidelizados dão passos importantes no relacionamento com sua marca. E o efeito de multiplicação do conteúdo, engajamento e compartilhamento será inevitável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais!